SUA PESQUISA NO WHATSAPP
Sua pesquisa está com uma taxa de resposta muito baixa? Deseja ter um contato mais próximo de seus clientes, colaboradores, fornecedores? A pesquisa com apoio do WhatsApp é uma forma de se fazer presente na ferramenta mais utilizada para comunicação - sendo uma forma eficaz de divulgar suas pesquisas (ou até mesmo de interagir com os respondentes)!
Vá além na coleta de dados!
Cada projeto leva a uma forma de uso do WhatsApp - ele poder ser um forte aliado desde que o projeto tenha sido pensado e projetado para maximizar a taxa de resposta.
Existem 2 formas de levar sua coleta para o WhatsApp, veja abaixo cada uma.


MENSAGEM COM LINK PARA O QUESTIONÁRIO SPHINX
Para pesquisas online onde os elementos gráficos e multimidia do formulário sejam importantes para a condução da pesquisa.
Nesse caso, a interação pelo WhatsApp se resume a convidar o participante e, caso positivo o link do formulário é enviado.
COMO FUNCIONA:
Nesta opção, o contato recebe uma primeira mensagem com uma saudação (não é possível enviar diretamente o link) e em seguida uma nova mensagem com o link para acessar a pesquisa via navegador padrão do dispositivo. Ou seja, as questões, regras de interação e demais controles são elaborados no software Sphinx iQ3 e dispõe de todas as funcionalidades Sphinx.
TIPO DE PESQUISA INDICADA:
O link, por abrir uma pesquisa desenvolvida no Sphinx iQ3, permite a incorporação de lógicas e controles de digitação e também aceita pesquisas longas - com mais de 10 perguntas - com todos os tipos de questões.
- Tamanho da pesquisa: todos os tamanhos
- Controles avançados de questionário: permite
- Cálculos e personalizações: permite
COMO OS DADOS SÃO PROCESSADOS:
Os dados são armazenados diretamente em uma base de dados Sphinx e isso permite um acompanhamento em tempo real pelos dashboards e pela planilha de dados. O respondente é identificado pelo número de seu telefone ou por uma hash criada especificamente com este fim. O controle de resposta é mais apurado dado que é feito diretamente no Sphinx.

PESQUISA DIRETAMENTE NA CONVERSA WHATSAPP
Para pesquisas curtas/rápidas e lineares. A grande vantagem é interagir com o respondente no ato e já capturar sua resposta enquanto ele está online.
Nesse caso as perguntas já são apresentadas no próprio Whatsapp e as respostas registradas no banco de dados da pesquisa.
COMO FUNCIONA:
Aqui a pesquisa ocorre diretamente na troca de mensagens e o respondente é convidado a digitar a resposta, ou a escolher uma (ou mais) opções que são ofertadas em um menu do próprio WhatsApp. Este modo de pesquisa tem a vantagem de não necessitar que o respondente alterne entre o WhatsApp e o navegador.
TIPO DE PESQUISA INDICADA:
Como a pesquisa ocorre via fluxo conversacional no WhatsApp, há algumas restrições em relação a forma de captura das respostas e a estruturação do questionário.
- Tamanho da pesquisa: pesquisas curtas, até 5 perguntas
- Controles avançados de questionário: não permite
- Cálculos e personalizações: permite personalizações
COMO OS DADOS SÃO PROCESSADOS:
As respostas são armazenadas em um banco de dados intermediário, responsável por "traduzir" as respostas no formato de banco de dados o qual é transferido, regularmente, para uma pesquisa Sphinx, onde é possível acompanhar as respostas (a atualização desses dados dependerá do intervalo das cargas). A identificação ocorre pelo número do respondente ou por uma
hash identificada para tal.
REQUISITOS PARA PROJETOS WHATSAPP
- Ter uma conta no Facebook
- Ter à disposição um número de telefone com WhatsApp habilitado
- Desejável possuir o WhatsApp Solution Provider
- Opt-In dos futuros contatos
- Conta Sphinx com respondentes/créditos disponíveis