Spoiler: saiba trabalhar com dados!

17 de julho de 2023

Compartilhe:

Desde o início de suas atividades a SPHINX Brasil dedica suas atividades e tem seu foco de interesse em como entregar para os usuários a melhor experiência na transformação de dados em informação. Um dos diferenciais que buscamos foi oferecer, para o mercado brasileiro, um conjunto de ferramentas que fosse capaz de “falar” nosso idioma e nossas necessidades.

Tendo em vista esse objetivo iniciamos nossa operação, em 1995, vendendo um software e ensinando como utilizá-lo. Ou seja, investindo, habilitando e capacitando o usuário não só na operação – onde clicar para obter o resultado X, Y ou Z, mas também na leitura dessas saídas.

Isto converge com uma reportagem recente divulgada pela BBC Brasil onde são listadas 10 profissões com grande apelo nos próximos anos:

1. Especialista em inteligência artificial e em aprendizado de máquina
2. Especialista em sustentabilidade ambiental
3. Analista de ‘Business Intelligence’
4. Analista de segurança da informação
5. Engenheiro Fintech
6. Analista de dados e cientista de dados
7. Engenheiro de robótica
8. Engenheiro em eletrotecnologia
9. Operador de equipamento agrícola
10. Especialista em transformação digital

Repare que entre todas, 2 envolvem dados (números 3 e 6) – ou seja, algo que tentamos passar a nossos clientes e prospectos tem ganhado atenção, especialmente com o aumento de capacidade computacional e advento da inteligência artificial. O primeiro tem a ver com a capacidade de gerar dados de diferentes fontes, automáticas ou não, e de armazenar de uma forma compreensível e a consequente necessidade de minerar e tirar algo de lá. Já o segundo tem muito a ver com a habilidade de compreender, programar e direcionar a inteligência artificial para ser um aliado no processo de leitura e compilação de dados e informações.

Neste universo de tecnologias, habilidades e tendências é importante que a ferramenta, seja ela qual for, seja capaz de integrar essas novidades e trazer ao usuário, de modo amigável, possibilidades de uso.

Ferramentas e habilidades acabam por trazer ao usuário uma vantagem competitiva e uma melhor condição de atender às necessidades organizacionais, de melhor subsidiar a tomada de decisão!



Fonte:

https://www.bbc.com/portuguese/articles/cjq195ylze4o

 

Veja Também:

CSAT
Por SPHINX Brasil 10 de dezembro de 2025
Mesmo com as melhores intenções, muitas empresas cometem erros que comprometem completamente seus dados de CSAT. Esses erros transformam uma métrica valiosa em números sem significado que levam a decisões equivocadas. Vamos explorar os erros mais comuns e como evitá-los.
CSAT
Por SPHINX Brasil 3 de dezembro de 2025
A pergunta que você faz é tão importante quanto quando e como você pergunta. Perguntas mal formuladas geram dados confusos, baixas taxas de resposta e insights equivocados. Vamos explorar as melhores práticas de copywriting para pesquisas CSAT.
CSAT e outras metodologias
Por SPHINX Brasil 26 de novembro de 2025
Além de CSAT e NPS, existe uma terceira métrica que vem ganhando destaque: o Customer Effort Score (CES). Entender as diferenças e quando usar cada métrica pode transformar sua capacidade de melhorar a experiência do cliente.