Sphinx IA na análise de dados e o cuidado com o prompt de comando

Agora que já abordamos a criação de pesquisas/questionários (veja o artigo aqui) com o apoio do assistente IA da Sphinx, é muito importante contextualizar e "ensinar" a IA como ela deve ler os dados, como deve interpretar os resultados. Isso ajuda a IA a, ao fazer a leitura, buscar trazer interpretações que sejam relativas às informações que lhe foram dadas.
Na primeira vez que o assistente IA for utilizado na solução Dataviv (atenção: por uma questão de comunicação e conectividade esta funcionalidade está disponível somente na hospedagem) você poderá, e isso é voluntário, inserir as informações que ajudarão o assistente na compreensão dos dados. Para isto há dois campos possíveis: (a) Assunto/temática e (b) Objetivos.
(a) O assunto/temática é algo mais curto e diz respeito, em linhas gerais, sobre o que versa a pesquisa. Ex.: uma pesquisa de satisfação com clientes, uma pesquisa de clima organizacional, uma pesquisa de engajamento,...
E quando for inserir essas informações no espaço apropriado, buscar desenvolver um pouco mais - abaixo colocamos 3 exemplos para você:
- Pesquisa de Clima Organizacional realizada com todos os colaboradores da empresa XYZ
- Pesquisa para avaliar a satisfação com os clientes do produto X
- Pesquisa de NPS realizada para mensurar a qualidade dos serviços de assistência técnica
(b) Já os objetivos da pesquisa podem ser mais complexos - até o limite de 500 caracteres - e devem trazer detalhes sobre a pesquisa, especialmente quando o questionário busca responder a diferentes questões. Ex.: o objetivo é buscar compreender melhor as relações interpessoais dentro da empresa XYZ e também avaliar como está o clima organizacional para identificar pontos de melhoria.
Aproveitando os assuntos/temáticas anteriores, colocamos aqui 3 exemplos de objetivos:
- Os objetivos da pesquisa de clima organizacional envolvem realizar um diagnóstico de como estão os colaboradores hoje, como eles veem a sua relação com a empresa, com os colegas e com as lideranças, além disto, a avaliação dos benefícios oferecidos. Também gostaríamos de identificar pontos que podem ser trabalhados e que ajudem a melhorar o clima organizacional como um todo.
- O produto X foi lançado recentemente e tem como foco clientes com um perfil bem específico: com alto conhecimento sobre a usabilidade, nível educacional elevado e que estejam dispostos a pagar um valor elevado por ele. Assim, gostaríamos de ter um vislumbre de como está a satisfação dos clientes com este produto e quais são os aspectos que influenciam a sua nota final, quais são os itens que podem ser melhorados e quais podem usar para ressaltar o produto X.
- Essa avaliação de NPS é algo contínuo e disparada sempre que alguma cliente fizer uso de nossa assistência técnica. Queremos poder compreender quais são os critérios mais importantes para cada classe de cliente: detratores, passivos e promotores. Dentro de cada subgrupo identificar ações que podemos tomar para que os detratores e passivos se tornem promotores e, no caso dos promotores, quais os pontos que podemos valorizar em nossas comunicações.
Veja Também:
