A matriz Llosa para compreender melhor a satisfação

6 de janeiro de 2025

Compartilhe:

Llosa

 A noção de satisfação é de particular importância nas empresas na medida em que ela pode estar na  origem da fidelidade dos clientes e na recomendação das suas experiências . Este último ponto é facilitado pela ascensão das ferramentas digitais que permitem compartilhar mais facilmente as experiências, críticas e opiniões dos consumidores.
Para compreender melhor esta noção de satisfação é necessário  identificar os fatores que contribuem para a sua formação  e determinar o nível de influência. Diversos estudos foram realizados neste sentido. Neste artigo este é o ponto de estudo, um método chamado  matriz Llosa , desenvolvido em 1996 por uma pesquisadora das ciências sociais de mesmo nome.


I - O que é a matriz Llosa


a) Matriz Llosa: definição

A matriz Llosa consiste em classificar os fatores suscetíveis a agir sobre a dupla satisfação-insatisfação dos consumidores tendo em vista um serviço de um modo geral segundo 2 critérios: o nível de performance dos fatores e sua influência na satisfação global.Esta relação dá lugar a uma carta composta de quatro quadrantes qualificados assim:


  • Quadrante dos  elementos Plus  (fatores de excelência): reagrupa os fatores que contribuem fortemente à satisfação, dado que são percebidos positivamente; menos na insatisfação, quando percebidos negativamente.
  • Quadrante dos  elementos Chave  (fatores motores): compreende os critérios que exercem uma forte influência na satisfação quando percebidos positivamente e na insatisfação, quando percebidos negativamente
  • Quadrante dos  elementos Básicos  (fatores essenciais): contém os critérios que contribuem fortemente na insatisfação quando percebidos negativamente e fracamente na satisfação, quando percebidos positivamente.
  • Quadrante dos  elementos Secundários  (fatores neutros): reagrupa os fatores que exercem uma influência fraca na satisfação, não importa a percepção. 
Matriz Llosa

 b) O modelo tetra-classe do Llosa

A atribuição de fatores aos quadrantes é feita com base em uma análise multivariada do tipo AFC (Análise Fatorial das Correspondências), realizada a partir de uma tabela recapitulativa das contribuições desses mesmos fatores à satisfação ou à insatisfação tendo em vista os serviços utilizados. Este método é chamado de modelo tetra-classe de Llosa.  Assim este método dissocia as avaliações negativas e positivas na satisfação global e para cada satisfação parcial que é avaliada no estudo. Isto permite realizar a Análise Fatorial das Correspondências, como o exemplo abaixo:

AFC exemplo

Os critérios situadas na extrema esquerda da matriz vão contribuir fortemente à insatisfação e inversamente, os critérios situados na extrema direita da AFC vão contribuir fortemente à satisfação do respondente. Logo, este AFC permite estudar o impacto de cada critério na satisfação e na insatisfação.

A matriz resultante conduz à identificação das famosas 4 zonas (descritas acima).

II - Matriz Llosa: exemplo de aplicação

Para compreender melhor a matriz Llosa tomamos como exemplo uma pesquisa realizada em um ambiente de trabalho que buscou identificar avaliar a satisfação dos colaboradores com alguns elementos específicos e também com a empresa de maneira geral.

O resultado foi:

Tabela de médias
  • A matriz Llosa realizada com base nesses dados (ver mais abaixo) permite tirar as seguintes conclusões:
    Presença de critérios em todos os quadrantes
  • A convivência é um elemento  PLUS , ou um fator de excelência, isto quer dizer que quanto melhor for este elemento, melhor será a avaliação global da empresa. Por outro lado, quando não estão satisfeitos a satisfação global não é afetada. Apesar de parecer algo surpreendente, os bons níveis de satisfação registrados podem explicar isto.
  • A concentração, os elementos de informática, trabalho remoto e comunicação foram classificados como  BÁSICOS - ou seja, é o mínimo que os colaboradores esperam da empresa.
  • O local e o mobiliário entram como elementos  SECUNDÁRIOS  e possuem um baixo impacto no nível de satisfação global.


Por fim, o bem-estar e o ambiente de trabalho estão no quadrante  CHAVE que exerce uma forte influência na satisfação global, tanto positiva quanto negativamente. Esses atributos possuem uma importância forte na satisfação global.

Matriz Llosa

O interesse neste método reside em seu caráter operacional como podemos constatar a partir do exemplo. Ele é muito fácil de compreender graças à classificação obtida para identificar os fatores que devem ser observados com prioridade.

  De um modo geral, nota-se que o nível de satisfação é elevado, mas são os elementos classificados como 
CHAVE  ou  PLUS  que devem ser sempre melhorados. Em caso de avaliações médias são os elementos  BÁSICOS  e  CHAVE que devem ser a prioridade.

Texto traduzido e adaptado de:

https://www.lesphinx-developpement.fr/blog/la-matrice-llosa-pour-mieux-comprendre-la-satisfaction-client-vis-a-vis-des-services-proposes/

Veja Também:

Aplicações de Pesquisa na área de Qualidade
Por SPHINX Brasil 18 de julho de 2025
Para um gestor de Qualidade, dominar essas aplicações significa ter um arsenal completo para influenciar positivamente a estratégia organizacional.
Aplicações de Pesquisa na área de Gestão de Pessoas
Por SPHINX Brasil 14 de julho de 2025
Em um cenário corporativo cada vez mais dinâmico e competitivo, a intuição já não é suficiente. É preciso agir com base em evidências, e é exatamente isso que a pesquisa proporciona.
Aplicações de Pesquisa: Marketing e Vendas
Por SPHINX Brasil 7 de julho de 2025
A área de Marketing e Vendas é inerentemente dinâmica e multifacetada, o que exige um portfólio igualmente diversificado de aplicações de pesquisa.