Melhor Software de Pesquisa: Tratamento e Qualificação dos Dados

Quando falamos da etapa de tratamento dos dados, estamos nos referindo à etapa que precede a análise dos dados e possuem características diferentes. Em todo projeto, até mesmo como forma de qualificar a base de dados, o pesquisador precisa fazer ajustes pontuais, fazer verificações de consistência, gerar novos dados e o melhor software de pesquisa precisa colocar à disposição ferramentas que facilitem essa etapa.
Ainda que sirva para todas as etapas de um projeto de pesquisa, o melhor software de pesquisa deve ter uma interface simples, focada na usabilidade, intuitivo. Essas características tem como principais benefícios reduzir a curva de aprendizagem do software e também proporcionar um ganho de produtividade ao pesquisador, reduzindo tempo de realização de tarefas ordinárias e operacionais.
De acordo com os critérios levantados em nosso artigo inicial (clique aqui para ler o artigo), vamos detalhar cada um e para isto vamos utilizar o software
Sphinx iQ3.
Integrado
Quando temos uma quantidade de dados que não permite a inspeção detalhada e individual precisamos contar com um suporte que irá permitir ao pesquisador ter uma visão do conjunto e também para poder detectar anomalias. Assim, para visualizar essa tabela do banco de dados muitas vezes o usuário acaba recorrendo ao Excel (isso quando o software permite a exportação), ou seja, alternância de ferramentas - nada produtivo. O melhor software de pesquisa precisa incorporar essas ferramentas diretamente no seu ambiente de trabalho.

E, quem sabe, ir além: permitindo que sejam detectados respostas discrepantes, um resumo dos dados (com gráficos e tabelas) e também eventuais ajustes automáticos - como, por exemplo, reorganização dos dados segundo uma distribuição pré-determinada de cotas.
Cálculos
No desenvolvimento de um questionário, imagine uma bateria de questões de avaliação (escala Likert), em alguns casos há dimensões onde as questões são agrupadas segundo pilares/temas específicos e que, ao final, geram índices de monitoramento, de avaliação. Assim, o melhor software de pesquisa deve permitir que sejam criadas variáveis mais simples (médias e somas de valores), como também variáveis mais complexas, com lógicas de programação e condicionantes.

Como o objetivo é facilitar a vida do pesquisador, o melhor software de pesquisa precisa ser um aliado e, para isto, deixar à disposição ferramentas que permitam agilizar não só esta etapa como também as etapas seguintes, a elaboração de relatórios por exemplo.
Ponderação
Existem duas formas de ponderação - quando o pesquisador vai fazer a análise dos dados ele pode querer ajustar categorias específicas ou então fazer uma ponderação da respostas. São procedimentos muito diferentes e que geram resultados que afetam uma variável determinada e uma resposta por inteiro.

Muitas vezes o pesquisador já possui uma variável de ponderação à disposição e deseja aplicar em toda a base essa informação, distribuindo as respostas em função do seu peso - que tem por resultado tabelas e gráficos em que as frequências são multiplicadas por essa variável determinada, fornecendo percentuais ajustados.
Relacional
Existem diferentes formas de relacionar uma base de dados. De modo recorrente o pesquisador já sabe e conhece a base de respondentes e já possui informações sobre os mesmos. Isto significa que o respondente não precisa responder a questões que já se sabe a resposta - isso facilita , acelera e acaba contribuindo para a aumentar a taxa de resposta da pesquisa.

Ou então, a posteriori utilizar uma variável comum a duas bases de dados e unificar informações para facilitar a etapa de análise de dados. A base de dados deve permitir que informações sejam adicionadas ou então que a base de dados possa ser exportada em um formato universal (.txt, .csv). Ainda, quando a coleta de dados é online o melhor software de pesquisa deve permitir, com uso de APIs e webservice, conexões entre diferentes sistemas (CRM, ERP, outros bancos de dados).
Controle
Para fechar esta etapa, o melhor software de pesquisa deve entregar o controle dos dados para o pesquisador - isto significa que ele pode transformar, ajustar, qualificar as respostas que estão no banco de dados. Cada variável enseja um tipo de análise e é necessário que exista a liberdade de transformar o dado para que ele se adapte melhor ao tipo de análise desejada (exemplo: transformar uma variável escalar - likert - em uma variável numérica - com os pesos/ponderações de cada categoria).

Ou então, em uma análise de concordância poder juntar categorias similares (Concordo totalmente + Concordo parcialmente); fazer fusão de variáveis para depois servir como apoio de filtro e mesmo de restituição dos resultados.
Ainda, relatar ao pesquisador variáveis que tenham sido pouco documentadas, ou então que tenham um desvio-padrão muito elevado em relação à média. Enfim, o melhor software de pesquisa precisa dispor de ferramentas que levarão ao pesquisador desenvolver mais e melhor.
Veja Também:
