Acesse AQUI o exemplo de Pesquisa Política.
Considerando o cenário político atual, cada vez mais em pauta nas mídias e discussões sociais, amplia-se a necessidade - para pessoas envolvidas com a política e com a gestão pública - de coletar e analisar informações relevantes dos indivíduos votantes, avaliando suas preferências, suas percepções e considerações sobre o meio em que vivem, a fim de se antecipar e orientar ações que correspondam às necessidades dos mesmos.
Soluções
A necessidade de realização de pesquisas que abram espaço para a população dar a sua opinião sobre temas de importância para a política é cada vez mais reconhecida. Para isso, criamos a pesquisa fictícia Política – Percepção dos eleitores, a fim de demonstrar as características do software Sphinx iQ2 em termos de dinâmica e interatividade, e exaltar as possibilidades existentes na ferramenta para a coleta e análise de dados.
Aplicação
- Formas de coleta dos dados: A pesquisa pode ser aplicada pela web, por papel ou aplicação off-line por dispositivos móveis (Mobile). Entretanto, para o exemplo criado, consideraremos como ideal a aplicação Mobile, onde podemos, conduzindo como entrevista, ir a lugares com grande fluxo de pessoas como shoppings, centros comerciais, avenidas, residências, e argumentar com as pessoas para que elas participem da pesquisa.
- Como incentivar a participação do público: Para maior adesão, pode ser combinado um prêmio/brindes por responder a pesquisa, além de explicar a importância da mesma para determinado fim. Importante não exaltar algum candidato a fim de que ela seja respondida de forma neutra.
Resultados
- Visualizando os dados e resultados: A construção de um relatório, disponibilizado de forma online, permite que os interessados na pesquisa acompanhem os dados em forma de tabela, gráficos, cruzamentos, bancos de dados... a medida em que as respostas são sincronizadas para o servidor. Com isso, os interessados na pesquisa podem acompanhar os resultados a qualquer momento para ajustarem suas ações de acordo com o que foi exposto pelos eleitores, antes mesmo do fim da pesquisa. Minimização nas perdas em ações desinteressantes aos olhos do eleitor.