SPHINX Brasil participou do 2º Seminário do Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo

A SPHINX Brasil, através de seu Diretor Fernando Kuhn Andriotti, participou do 2º Seminário do Observatório da Segurança Cidadã de Novo Hamburgo, com foco em resultados e desafios no campo da gestão da informação em prol do controle e da prevenção da violência letal e dos crimes violentos.
O evento, que ocorreu na segunda-feira 17 de outubro no auditório da Instituição Evangélica de Novo Hamburgo (IENH) e contou com mais de 200 participantes, reuniu diversas entidades para debater o combate à violência, como a Prefeitura de Novo Hamburgo, a Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SESMUR), a Guarda Municipal, Observatório da Segurança Cidadã, o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), a Faculdade de Direito de Santa Maria (FADISMA) e o Núcleo de Segurança Cidadã (NUSEC), organizações preocupadas em reduzir incidências de violência urbana através de iniciativas envolvendo a comunidade e o uso de tecnologias inovadoras.
O seminário marcou o encerramento da etapa de implementação do Observatório, além de Proposta de Projeto de Lei que o Executivo enviará ao Legislativo para que o Observatório de Segurança se torne uma Política Pública.
O Observatório realiza um trabalho competente, de forma conjunta, para registro de ocorrências no âmbito escolar e seu entorno, com abordagens diversas, dinâmicas e personalizadas.
O projeto iniciou em 2011, em parceria da SPHINX Brasil com o Observatório de Segurança Pública junto à Prefeitura de Canoas/RS. Na época, o conjunto de situações previstas com a inserção cada vez maior dos jovens na internet, e também ao fato de serem expostos a novas formas de assédio e de estímulos, permitiu modelar e desenvolver esse sistema de registros, baseado em um instrumento adaptado segundo as necessidades do Observatório, da Secretaria de Educação e das Escolas. 5 anos depois, a ferramenta evoluiu não apenas naquilo que permite aos seus usuários, como também naquilo que entrega aos órgãos competentes.
O ROVE permite a diferentes escolas acessar um ambiente único, integrado, online, para que registrem diferentes ocorrências que sejam observadas ou relatadas. O sistema de registros tem como característica tornar informações que antes ficavam restritas ao ambiente escolar em algo estruturado, centralizado, unificado e, sobretudo, disponível. Esta disponibilidade deve ser tanto para a própria escola, quanto para os órgãos competentes, como a própria secretaria de educação, órgãos da prefeitura, guarda municipal, e também entidades representativas, como associação de pais, professores, entre outros.
Conheça a cartilha com os principais resultados das pesquisas do Observatório: https://issuu.com/fadisma/docs/flip_cartilh_web_2
Acesse as pesquisas pela Plataforma Cidadã NH em: http://www.odsc.com.br/principais-publicacoes
Conheça o livro do Observatório que será lançado na 62º Feira do Livro de Porto Alegre no Santander Cultural no dia 14/11/16. A SPHINX Brasil participa com capítulo dedicado à apresentação do ROVE: http://www.multideiaeditora.com.br/flip/segurancaHTML/tematico_index.html#190
Saiba mais sobre a solução SPHINX-ROVE clicando AQUI.
Voltar página