Quem analisa os resultados da pesquisa?

Esta reflexão vem a partir da observação de alguns projetos que passam pela SPHINX Brasil – especialmente sobre aquilo que é/foi contratado. Além da venda de softwares, a SPHINX Brasil também atua como desenvolvedor de projetos de pesquisa (online na sua grande maioria). Isto significa que recebemos aqui demandas com questionários já prontos, mas que devem ser operacionalizados para serem disponibilizados via internet, via dispositivos móveis, etc.
Pois bem, ao desenvolver um projeto, analisamos o questionário e desenvolvemos alguns relatórios que ficam online para que o cliente possa acompanhar. Alguns clientes pedem acesso a todas as perguntas e também diversos cruzamentos – como uma forma de ir criando intimidade com aquilo que virá e como poderá, ele mesmo, conceber seu relatório final. Com a evolução das ferramentas de coleta online, é possível também que o “cliente do cliente” possa tocar nos dados. Explico: uma empresa de pesquisa que permite que seu cliente possa acessar uma ferramenta online para análises uni, bi e multivariada.
Em alguns casos que tivemos acesso, não raras as vezes orientamos aos nossos clientes que o acesso irrestrito aos dados pode, ao invés de esclarecer e enriquecer, criar confusão e caos. Quando não se sabe o que olhar e, sobretudo, como olhar, os dados podem dar uma ideia errada dos resultados, podem criar um problema até mesmo para quem está desenvolvendo o projeto. Por isto mesmo é importante que, nos casos onde será disponibilizado este tipo de acesso privilegiado, alguns cuidados sejam tomados:
- Antes de liberar o acesso, explique bem ao cliente o que ele terá acesso;
- Navegue com ele pelo ambiente de análise, ressalte os pontos de atenção;
- Estude bem quais variáveis estarão disponíveis para manipulação e quais tabelas serão apresentadas;
- Não mostre tudo, deixe algumas análises para o momento da entrega;
- Deixe alguns relatórios já programados e fixos.
Outra alternativa de divulgação de um ambiente interativo para exploração dos dados é oferecer o acesso após a entrega formal do relatório de pesquisa. Assim, eventuais pontos de interesse despertados na apresentação dos resultados podem ser explorados (já com a orientação do pesquisador em, uma aplicação prática do recurso). É certo que, ao liberar o acesso aos resultados da pesquisa enquanto ela ainda está acontecendo, agrega muito valor ao produto como um todo. O cliente ganha, pois sente-se próximo da coleta, e também por ter um nível de controle maior, e poder, ele mesmo, manipular os dados em tempo real.
Saiba mais sobre este tipo de ferramenta, o Sphinx WebReporting.
Fernando e Ricardo - Diretores da SPHINX Brasil
Voltar página