Métodos quantitativo e qualitativo como complementares

A escolha por métodos quali ou quanti é tradicionalmente mediada pelo debate entre paradigmas de construção de conhecimento. As pesquisas quantitativa e qualitativa se definem a partir da abordagem do problema formulado, visando verificar as causas a ela atribuídas.
As pesquisas qualitativas têm caráter exploratório: estimulam os entrevistados a pensar e falar livremente sobre algum tema, objeto ou situação.
- A pesquisa quali é traduzida por aquilo que não pode ser mensurável, pois a realidade e o sujeito são elementos indissociáveis.
- Permite fazer emergir aspectos subjetivos, atingem motivações não explícitas, ou mesmo não conscientes, de forma espontânea.
- Na pesquisa qualitativa, os dados, em vez de serem tabulados de forma a apresentar um resultado preciso, são retratados por meio de análises de conteúdo, levando-se em conta aspectos relevantes, como as opiniões e comentários do público entrevistado.
As pesquisas quantitativas são mais adequadas para apurar opiniões e atitudes explícitas e conscientes dos entrevistados, pois utilizam instrumentos padronizados.
- São utilizadas quando se sabe exatamente o que deve ser questionado para atingir os objetivos da pesquisa. Permitem que se realizem projeções para a população representada.
- Elas testam as hipóteses levantadas para a pesquisa e fornecem índices que podem ser comparados com outros.
- Permite traduzir em números as opiniões e informações para então obter a análise dos dados e, posteriormente, chegar a uma conclusão. Exemplo: se a intenção do pesquisador é medir, quantificar, o grau de satisfação dos clientes de uma determinada unidade no que se refere ao atendimento atual.