
Questionário de pesquisa, os 6 temas
Um questionário contém geralmente 6 grandes temáticas descritas a seguir, que teoricamente devem estar presentes em uma determinada ordem. Assim, podemos imaginar começar o questionário pelas questões introdutórias, onde o objetivo é “esquentar” o respondente e inseri-lo progressivamente no assunto da pesquisa.
Um questionário-tipo se articula da seguinte maneira:
- Os comportamentos: o que você faz? o que consome? com qual frequência? em quais condições? em quais pontos de venda? etc.
- O conhecimento: você conhece esse produto ou solução? conhece essas marcas?
- As opiniões: o que você acha? qual imagem você tem? você está satisfeito? etc.
- As motivações: o que lhe motiva a usar, ou não, esse produto? quais são os critérios de escolha?
- Os desejos: o que você espera de uma solução? qual seria o produto ideal para você? etc.
- A identidade do respondente: quem é você? idade, sexo, ocupação, etc.

Uma pesquisa, em função de seu objetivo, não passa necessariamente pelos 6 temas. Um estudo que busca identificar necessidades vai se concentrar sobre os comportamentos e motivações. Da mesma forma, segundo o assunto da pesquisa, não encontraremos os temas nas mesmas posições. Uma pesquisa de satisfação vai tratar em grande parte das opiniões.
Elaborar, estruturar o questionário
O questionário da Equatoria que trata do lançamento de um novo suco de laranja será concebido segundo a seguinte estrutura:

Desenhar como um modelo, o questionário se apresenta sob o seguinte aspecto:

O tipo das questões
A partir de um modelo deste tipo é preciso redigir as questões, selecionando o formato adequado e também buscando os textos mais adequados.
• As questões fechadas únicas são próprias para perguntas de uma resposta possível apenas, seja em função da variável (gênero, país de nascença,...), seja em função de uma estratégia para forçar o respondente a se posicionar sobre preferência, atributo mais importante...
• As questões fechadas múltiplas permite que o respondente selecione mais de uma opção de resposta entre uma lista que é apresentada. Este formato é mais aberto, ainda mais se utilizada a opção OUTRO associada.
• As questões escalares buscam medir intensidade, como “totalmente insatisfeito” a “totalmente satisfeito”. Por exemplo, nível de satisfação, grau de importância, acordo ou frequência.
• Questões numéricas deixam preencher números, que vai propiciar análises mais elaboradas na variável estudada. Também podemos usar uma fechada escalar, para facilitar o preenchimento com faixas de valores.
• Questões abertas texto permitem registrar respostas espontâneas. Elas são adaptadas para os assuntos que se deseja explorar.
Abaixo propomos alguns exemplos de questões da pesquisa Equatoria, incluindo seus formatos e, quando pertinente, suas categorias de resposta.

Por fim, é importante redigir bem as questões, preparamos um artigo com algumas dicas:







