Variável automática

Parent Previous Next

VARIÁVEL AUTOMÁTICA


Uma variável automática permite ao pesquisador coletar informações úteis e precisas sobre a digitação do questionário efetuada pelos respondentes. Essas variáveis são chamadas de automáticas pois o valor se incrementa automaticamente quando a pessoa responde ao questionário.

Existem diversos tipos de variáveis automáticas em função da informação que desejamos coletar, e em função do tipo de variável.

A variável chamada "Idêntica à observação anterior" é a única variável automática que pode ser aplicada em todo tipo de variável. Esta opção é geralmente usada quando uma característica é comum ao conjunto das pessoas interrogadas, e/ou quando o pesquisador realiza ele mesmo a digitação de grandes lotes de questionários que possuem alguma resposta que será idêntica para todos os respondentes.

Por exemplo, uma pesquisa é divulgada por questionário papel em diversas cidades (Curitiba, Porto Alegre, Rio de Janeiro...). Para identificar a cidade da resposta, uma questao "cidade" é criada. É então interessante, para o responsável pela digitação, possuir uma variável automática para a cidade. Após agrupar os questionários por cidade, quando o digitador digitar o primeiro questionário de Curitiba, ele indicará Curitiba para a questão cidade. Assim, para todos os demais questionários de Curitiba, a variável estará pré-preenchida (podendo ser modificável). Isto evita ter que digitar a mesma resposta para cada questionário. Esta opção é igualmente útil na entrada de dados via scanner.

Para criar este tipo de variável, no estágio de redação do questionário, acesse o Menu Inserção, clique no botão Questão. Na caixa de diálogo que abre, informe os elementos da aba Definição, depois na aba Análise e cálculo, selecione Idêntica à observação anterior e valide.



Identificar o respondente

Se desejarmos identificar o respondente, sua resposta dentre as outras, ou permitir modificar sua digitação, é possível atribuir uma chave primária ao respondente (código único composto de letras e números, diferente para cada respondente). O encarregado de estudos deve criar uma questão Chave primária, esta variável será então incrementada de forma automática quando respondente efetuar a digitação do questionário. Para criar este tipo de variável, siga os mesmos passos acima indicado.

Outro recurso adicional para identificar a procedência do respondente é registrar seu IP. Para tal, selecione Endereço IP/Nome da máquina.

Contar as observações

Em contexto de questionários específicos, é por vezes necessário conhecer a ordem na qual a pessoa foi interrogada, Por exemplo, em uma promoção, deseja-se oferecer um brinde aos primeiros 50 respondentes. Neste caso uma questão automática Contador será bem útil para poder identificar os 50 ganhadores. Além disso, uma legenda com condição de apresentação pode ser incorporada para informar o respondente se ele faz parte dos ganhadores ou não (a condição de apresentação é feita a partir da variável Contador).

Para criar esta variável, defina a variável como numérica e selecione, na aba Análise e cálculo, o tipo Contador.

Duração da digitação

Para conhecer o tempo dedicado pelo respondente à digitação do questionário, uma variável automática Duração da digitação pode ser criada (duração em segundos). Ela é útil para calcular o tempo médio de digitação do questionário sobre o conjunto dos respondentes, e eventualmente excluir as respostas das pessoas que dedicaram pouco tempo para responder o questionário (essas respostas podem ser consideradas como pouco confiáveis).

Para criar esta variável, defina a variável como numérica e selecione Duração da digitação.


Hora e data de gravação ou modificação da digitação

As variáveis automáticas Data e Hora de gravação, Data e Hora de modificação, e Data e Hora de digitação permitem um acompanhamento preciso da coleta das respostas. Será então possível classificar as respostas por ordem cronológica de registro, modificação e digitação.

Para criar esta variável, defina a variável como Data/Hora e selecione um dos três tipos indicados.



Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Easily create CHM Help documents