Transformar uma variável

Gestão de dados ›› Planilha ›› Diálogos ››
Parent Previous Next

TRANSFORMAR UMA VARIÁVEL


Há diferentes objetivos e maneiras de transformar uma variável: gerenciar as categorias de uma variável fechada, criar classes para categorizar uma variável numérica, reagrupas códigos ou datas, extrair informações contidas em questões texto, mudar o tipo de uma variável. Para acessar este ambiente, estando na aba Dados, clicar no botão Transformar.



Muitas funções dependem do tipo de variável selecionada, Mudar o tipo é a única função comum a qualquer tipo. Os demais tipos de transformação são:

Gerenciar as categorias: para variáveis fechadas ou escalares, permite modificar, reagrupar, alterar a ordem ou excluir categorias.

Classificar: transformar uma variável numérica em uma escalar, com faixas e categorias nominais.

Reagrupar os códigos: as variáveis código permitem criar um dicionário que interpreta cada parte do valor digitado. Com esta função é possível identificar o código segundo o dicionário e criar variáveis a partir do resultado.

Reagrupar as datas: as variáveis do tipo data contém uma série de informações que podem ser úteis na análise dos dados. Então é possível transformar em dias da semana, ou então agrupar em períodos (mês, bimestre, trimestre, semestre, etc.).

Extrair a informação dos textos: com ajuda de um dicionário é possível reagrupar palavras segundo dicionários criados pelo usuário (funções ligadas ao lematizador não estão disponíveis no idioma português).



Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Easy Qt Help documentation editor