Retirar duplicações

Gestão de dados ›› Planilha ›› Diálogos ››
Parent Previous Next

RETIRAR DUPLICAÇÕES


Esta função permite localizar e retirar respostas que sejam idênticas (de acordo com a resposta a uma variável, ou a um cojunto, definida pelo usuário), sendo possível estabelecer um critério de escolha (ordem de gravação).

A opção de reparar as duplicações cria uma variável POSIÇÃO que permite categorizar as observações. Ela possui 4 valores distintos: Única, para indicar as observações que não estão duplicadas, Min, Máx e eventualmente Inter para designar aquelas observações que possuem duplicações. A exclusão das observações ocorre pela identificação das primeiras ou últimas respostas, segundo o critério de escolha.

Na aba Dados, clicar em Retirar as duplicações.

Reparar



1.Selecione a variável que você deseja identificar Reparar ou Excluir as duplicações (você pode selecionar mais de uma variável).

2.Escolha o tipo de ação que deseja proceder: Reparar ou Excluir.

3.Determine o critério de busca.

Caso você tenha escolhido determinar a ordem de gravação como critério, uma variável IDEM será criada, a qual aparecerá o número da primeira observação idêntica àquela selecionada no passo 1. Uma segunda variável, POSIÇÃO, indicará o estado de cada observação

oÚnica: significar que não há duplicações

oMin: dentre as duplicações, esta é a primeira

oInter: dentre as duplicações, esta é uma intermediária

oMáx: dentre as duplicações, esta é a última duplicação identificada

Note que você pode listar as duplicações tanto pela ordem de gravação das observações, quanto pelo valor de uma outra variável indicada, por exemplo, email, assim as duplicações serão classificadas segundo o valor desta variável.

Excluir


Neste exemplo, para liberar uma pesquisa que tenha acesso por uma senha, é interessante que duas observações não contenham o mesmo valor, para não gerar problemas na identificação (poderíamos ter uma variável e-mail no caso de uma pesquisa que deve ter um único convite por endereço). Assim sendo, estando selecionada a variável que contém a senha, escolha o critério e então você deverá indicar um novo nome de arquivo para um novo conjunto de dados que será criado com o resultado. Caso o software encontre mais de 2 observações com o mesmo valor, utilize a variável de identificação para apagar o valor Min, Máx ou Inter.


Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Single source CHM, PDF, DOC and HTML Help creation