Gerenciar as categorias

Gestão de dados ›› Planilha ›› Operações ›› Transformar uma variável ››
Parent Previous Next

GERENCIAR AS CATEGORIAS


Esta função está disponível apenas para as variáveis Escalares ou Fechadas (únicas ou múltiplas).

Você poderá ou reagrupar, renomear, apagar ou ordenar as categorias, ou ainda criar uma nova variável para cada uma das categorias.

Em questões de múltipla escolha você poderá "Criar uma variável contendo a quantidade respostas efetivas" (por exemplo, em uma variável de até 3 marcações, a variável resultante desta operação conterá os números 0, 1, 2 ou 3, ou seja, o número de escolhas realizadas). É possível também "Criar uma variável a partir da combinação de suas categorias" (por exemplo, ao perguntar sobre os principais cômodos de uma casa, caso o respondente escolha Quarto e Cozinha, a categoria resultante será Quarto_Cozinha).

Caso a questão múltipla seja uma ordenada, então há uma outra opção de transformação, "Criar uma variável para cada ordem" (por exemplo, tomando a questão acima dos cômodos, caso ela tivesse sido marcada como ordenada, as variáveis resultantes seriam 1 e 2, tendo como categorias Quarto e Cozinha).



Reagrupar as categorias


Para reagrupar, selecione as categorias que vão compor o grupo e clique no botão . No exemplo acima, vamos criar um grupo chamado "Terceirizados" e as categorias restantes em "Equipe própria".



Após finalizada a operação de reagrupamento, clique em Avançar e então preencha os dados como nome da variável, título e onde esta variável nova será posicionada.



Criar uma variável para cada uma das categorias


Nesta função é possível criar dois tipos de variáveis, uma com o nome da categoria e então opções de Sim e Não, ou então criar uma variável com apenas uma categoria (justamente o nome da categoria da variável original) e caso não tenha resposta esta última ficará em branco.



Criar uma variável contendo a quantidade de respostas efetivas


Esta opção criará uma variável numérica tendo como conteúdo a quantidade de marcações em uma pergunta múltipla. Ainda, é possível determinar o valor que deverá ser preenchido caso o respondente tenha deixado em branco.

Após finalizada a operação de reagrupamento, clique em Avançar e então preencha os dados como nome da variável, título e onde esta variável nova será posicionada.



Criar uma variável a partir da combinação de suas categorias


Para criar uma combinação há algumas opções pelo sistema:

Criar todas as combinações de categorias: todas as categorias são combinadas entre si - o software apresenta uma listagem com todas as combinações e frequências.

Encontrar as "n" melhores combinações de "n" categorias: o software fará uma análise das melhores combinações e irá propor como ategorias de uma variável.

Avaliar as combinações das categorias: é possível selecionar as categorias e o software fará uma avaliação das combinações existentes.


Criar uma variável para cada ordem


Esta nova variável terá como resultado variáveis que serão numeradas de acordo com o número máximo de escolhas da pergunta de múltipla escolha original, e as categorias serão aquelas que tiverem sido marcadas na ordem.


Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Create cross-platform Qt Help files