EXTRAIR OS TEXTOS


Esta função tem como base questões do tipo texto. Algumas das funções não estão disponíveis para o Brasil, pela falta de motores de análise compatíveis.



Abaixo segue uma descrição de cada uma das funções.

Criar variáveis lexicais


É possível criar diferentes tipos de extrações de uma variável texto, a primeira, Todas as palavras, consiste em quebrar o texto na sua menor unidade e gerar uma variável fechada com todas as palavras (atentar para o limite de 255 categorias). Já a função Conjunto de palavras possui algumas formas de filtrar e categorizar, no exemplo acima, selecionamos 3 palavras, separadas por ";" que serão localizadas nas respostas e vão compor as categorias de uma variável fechada de múltipla marcação.

As medidas lexicais são as seguintes:

Comprimento: número de palavras da resposta (ex.: "carro azul e pequeno", comprimento: 4).

Riqueza: número de palavras diferentes em uma resposta.

Banalidade: média da frequência de palavras de uma resposta (quanto mais frequentes as palavras, maior será a banalidade).

Intensidade: taxa de presença das palavras escolhidas (no exemplo acima, vermelho, rápido e pequeno - caso alguém responda carro azul e pequeno, a intensidade da palavra pequeno será 1/4).

Criar as variáveis lematizadas

Esta função não está disponível para o idioma Português.

Analisar com a ajuda de dicionários temáticos


A análise com dicionários parte do princípio que o pesquisador já tem preparado um ou mais arquivos com as palavras, ou expressões, que deseja identificar nas respostas. Assim, o software irá procurar nas respostas os itens que constam nesses dicionários, no botão Opções é possível refinar ainda mais o resultado.


Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Free Qt Help documentation generator