Extrair textos

Gestão de dados ›› Planilha ›› Operações ›› Transformar uma variável ››
Parent Previous Next

EXTRAIR OS TEXTOS


Esta função tem como base questões do tipo texto. Algumas das funções não estão disponíveis para o Brasil, pela falta de motores de análise compatíveis.



Abaixo segue uma descrição de cada uma das funções.

Criar variáveis lexicais


É possível criar diferentes tipos de extrações de uma variável texto, a primeira, Todas as palavras, consiste em quebrar o texto na sua menor unidade e gerar uma variável fechada com todas as palavras (atentar para o limite de 255 categorias). Já a função Conjunto de palavras possui algumas formas de filtrar e categorizar, no exemplo acima, selecionamos 3 palavras, separadas por ";" que serão localizadas nas respostas e vão compor as categorias de uma variável fechada de múltipla marcação.

As medidas lexicais são as seguintes:

Comprimento: número de palavras da resposta (ex.: "carro azul e pequeno", comprimento: 4).

Riqueza: número de palavras diferentes em uma resposta.

Banalidade: média da frequência de palavras de uma resposta (quanto mais frequentes as palavras, maior será a banalidade).

Intensidade: taxa de presença das palavras escolhidas (no exemplo acima, vermelho, rápido e pequeno - caso alguém responda carro azul e pequeno, a intensidade da palavra pequeno será 1/4).

Criar as variáveis lematizadas

Esta função não está disponível para o idioma Português.

Analisar com a ajuda de dicionários temáticos


A análise com dicionários parte do princípio que o pesquisador já tem preparado um ou mais arquivos com as palavras, ou expressões, que deseja identificar nas respostas. Assim, o software irá procurar nas respostas os itens que constam nesses dicionários, no botão Opções é possível refinar ainda mais o resultado.


Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Create cross-platform Qt Help files