Estruturar o diagrama

Concepção do questionário ›› Modelizar o estudo ›› Operação ››
Parent Previous Next

Estruturar o diagrama


Esta não é uma etapa obrigatória na concepção de sua pesquisa, mas ela permite estruturar as ideias e o conteúdo do estudo por meio de uma representação gráfica. Para isto, será preciso criar partes e questões, com o objetivo de completar o diagrama.

Sugerimos que comece pela definicação das partes do estudo (ex.: dados pessoais, satisfação, etc.) e, para isto, basta clicar no canto esquerdo em PARTE e então arrastar para a área de trabalho central. A mesma sistemática segue para sub-partes e para as questões. Para deixar um novo elemento subordinado a uma parte já inserida, ao arrastar, largue sobre a parte (ficará um quadrado verde indicando a relação).



A cada novo elemento, atribua um nome, ele será importante para a identificação e organização. Cada parte possui um símbolo ("+" ou "-") que permite expandir ou recolher as questões e sub-partes.

As notas ajudam a guardar uma memória do que foi sendo realizado neste diagrama - seja para uso futuro, seja para outros usuários.

É importante salientar que o usuário pode realizar essa diagramação após a concepção da lista de questões.

Elementos já criados podem ser realocados para outras partes e sub-partes, basta clicar e arrastar para o local desejado. Isto pode mudar a forma de apresentação das questões, mas não sua ordem na estrutura do banco de dados.

Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Benefits of a Help Authoring Tool