Bases externas

Parent Previous Next

FONTES EXTERNAS


Como acessar? A partir do estágio Difusão e Coleta, clique em Importar Dados, e então Bases Externas.



O seguinte diálogo será exibido, permitindo escolher o tipo de arquivo externo que deseja importar:



Você deverá escolher o tipo de arquivo que deseja importar (em nosso exemplo iremos importar um arquivo Excel).

A etapa seguinte permite mudar o arquivo a ser importado, clicaando no botão Localizar. Em arquivos Excel com mais de uma aba, indique aquela que deseja utilizar.



A terceira etapa lhe dá a possibilidade de ignorar certas linhas de seu arquivo (linhas vazias), de configurar o formato de suas não-respostas e de suas questões de escolhas múltiplas (por exemplo agrupando colunas de mesmo nome). Ele permite igualmente definir a primeira e a segunda linha de seu arquivo como contendo respectivamente o nome das variáveis e seu título.



Em seguinda é possível verificar se todas as colunas do arquivo Excel estão corretamente associadas às variáveis de sua pesquisa. Para isto, você terá três opções:

Ignorar: permite ignorar a coluna indicada, não sendo considerada na importação.

Afetar a: permite associar a coluna selecionada a uma variável da pesquisa. (Se os títulos correspondem exatamente aos nomes de variáveis de sua pesquisa, esta opção será automaticamente marcada e irá propor automaticamente a variável de sua pesquisa de mesmo nome).

Criar: permite criar uma variável na pesquisa se a coluna do arquivo não puder ser associada a uma variável da pesquisa.



A quinta etapa é uma etapa intermediária que apresenta eventuais erros e incoerências entre o arquivo que você deseja importar e sua pesquisa Sphinx iQ2 (erro tipo: uma variável fechada única na pesquisa local contém diversas respostas no arquivo de dados). Você pode nesses casos aplicar não respostas (células vazias) ou retificar automaticamente seus dados.



A última etapa propõe diversas opções:

Criar novas observações (com possibilidade de excluir as observações já presentes na pesquisa. Atenção, esta opção exclui todas as observações existentes, e sua pesquisa conterá apenas as observações importadas do arquivo Excel),

Modificar as observações existentes na pesquisa usando como referência a ordem das observações ou o valor único de uma questão (exemplo: um código cliente). Se em seu arquivo de dados os valores de uma variável forem diferentes dos valores da mesma variável no iQ2, então são os valores do arquivo de dados (Excel por exemplo) que virão substituis aqueles de seu conjunto de dados no Sphinx iQ2.

Você pode ativar a opção Criar categorias para novo valores das questões fechadas afim de adicionar novas respostas (presentes em seu arquivo a importar) nas questçoes fechadas de sua pesquisa (por exemplo, em seu arquivo importado, uma questão fechada única (Sim/Não) o valor "Não sei". Esta categoria será adicionada como nova categoria na variável do Sphinx iQ2, que vai conter então as categorias « Sim », « Não » e « Não sei »).

Recalcular tudo permite calcular automaticamente valores de uma variável calculada (média entre diversas variáveis, por exemplo). Importante lembrar que é possível relançar o cálculo clicando no botão Cálculo Avançado da aba Dados.

Termine o assistente para efetuar a importação de dados externos em sua pesquisa Sphinx iQ2.




Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Create help files for the Qt Help Framework