Ajustar/Cotas

Parent Previous Next

AJUSTAR/COTAS


Mesmo quando se tem um cuidado na seleção dos casos para uma pesquisa, ainda pode haver algum tipo de viés nos dados coletados. Em muitos casos, isto pode estar ligado à composição da amostra, pois alguns critérios podem não ter sido satisfeitos, ou então, alguns perfis estarem sobre representados. Para isto, será necessário ajustar as cotas.

Para acessar este ambiente, na aba Dados, clicar no botão Ajustar. Ou então na página de abertura do software, em Gestão de dados, opção Ajuste.



Na tela que será aberta, é preciso indicar as variáveis que vão compor o ajuste, clique no botão Adicionar.



1.Ao clicar no botão Adicionar, será necessário escolher o tipo de cota que será considerada, se simples ou cruzada.

2.As cotas simples são calculadas com base em 1 variável. Já as cotas cruzadas levam em consideração de 2 até 5 variáveis ao mesmo tempo.



1.Inicie editando o percentual desejado para cada item de cota (clique no campo disponível na coluna Objetivo).

2.Certifique-se que o total seja 100%



Dois métodos de cálculos são possíveis:

Ponderar as observações: nesta opção, cada resposta ganha um determinado peso, buscando equilibrar as quantidades de casos de acordo com os percentuais estabelecidos na etapa anterior.

Extrair uma amostra: diferentemente da etapa anterior, nesta opção, de todos os casos presentes na base de dados, apenas aqueles que preencherem os requisitos estabelecidos serão mantidos. No entanto, esta operação exige um número maior de respostas, para que justamente tenha casos suficientes.


Created with the Personal Edition of HelpNDoc: Full-featured Kindle eBooks generator